Como fazer as crianças lerem?

Como fazer meu filho ler? Como fazer meus alunos lerem?
Essa é uma dúvida que sempre passa pela cabeça de pais e professores interessados na formação cultural de seus filhos e alunos.
Aqui dou algumas dicas para ajudar a fazer seu filho/aluno se interessar pela leitura. São dicas que nós colocamos em prática ao longo dos anos com nossos filhos e alunos.

Crianças e pré-adolescentes são muito imaginativos - mas já com algumas barreiras culturais.
Muitos deles acham livros chatos (sem nunca terem lido) - enquanto outros tiveram péssimas experiências com a leitura.
O leitor precisa querer ler. E como se faz isso?
Comece com textos curtos. Uma boa ideia é dramatizar o texto enquanto se está lendo. Fazer uma dramatização costuma prender a atenção de todos em sala de aula.
Outra dica é convidar um contador de histórias para fazer uma perfomance na sala.

Depois disso vamos aos livros. comece com livros curtos. Nada de Guerra e Paz nessa fase (rss).
Escolha livros dentro do interesse que eles tem nessa idade: aventura para meninos e romance para as meninas.
Escolha um ou dois títulos e leia. Depois dê um resumo da história bem dramatizado. Faça muita sensação com o começo da história - mas deixe a história no ar. Assim eles ficarão curiosos e lerão o livro.
Uma boa dica é convidar um autor ou autora de livros dessa faixa etária para falar sobre o livro em sala de aula.
Nunca se esqueça da dramatização. Junte grupos de alunos para dramatizarem algumas histórias lidas. Peça aos alunos que já são leitores - ou que leram um livro e gostaram - para que repartam a experiência com os outros colegas.

Depois disso é hora dos alunos produzirem seus próprios livros.
As opções são muitas. Você pode escolher um tema - ou deixar que eles escolham. Pode fazer uma coletânea de histórias - ou alguns livros individuais. Quem quiser pode optar por ilustrar a capa ou algumas páginas do livro (com o consentimento do autor da história, claro).
Depois vem o lançamento para a escola e para os pais, os autógrafos, as fotos, e a cobertura no facebook, no youtube e no blog ou site da escola ou do seu projeto. Convide também emissoras locais de TV e os jornais. Será um grande incentivo ver no mural da escola os jornais falando do trabalho deles, se ver na TV e na internet.
E lembre-se: formar um leitor dá um pouco de trabalho - mas ele lhe vai ser grato por toda a vida!